quinta-feira, 21 de junho de 2012

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO


No dia 29 de junho comemoramos os dois pilares da Igreja de Cristo, que regaram com o próprio sangue a Palavra anunciada, a qual a Igreja tem também a missão de guardar. São Paulo foi, sem dúvida, o grande propagador do Evangelho dentre as nações escolhidas para a vivência do Reino de Deus. Contudo, este fecundo apostolado só foi possível devido à sua fidelidade à sua missão.
        É importante contemplarmos mais a fundo a pessoa e missão de Pedro, pois como primeiro Papa, é o primeiro a ser reconhecido como tal neste dia do Papa. Nascido em Betsaida, seu nome de família era Simão. Mudou-se para Cafarnaum; era casado e tinha a profissão de pescador, até que Cristo entrou em sua história mudando seu nome e toda sua vida, pois de Simão (que significa caniço) foi tornado por Jesus em Pedro (pedra, rocha).
        No Novo Testamento fica tão claro que Jesus é o fundamento e fundador da sua Igreja, querida pelo Pai e invisivelmente chefiada pelo Espírito Santo. E quanto à realidade de como o primeiro Papa, elemento essencial da Unidade da Igreja e chefe visível do Rebanho do Bom Pastor: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” e ainda: “Sê o pastor de minhas ovelhas”, assim quis e disse Jesus.
        A tradição atesta que depois de Pedro ter vivido e estado com a Igreja nascente de Jerusalém, foi para Antioquia e depois de um tempo rumou para Roma, onde como Paulo, tornou-se, no ano 67, mártir da Igreja Primitiva.
        Chama-se Óbolo de São Pedro a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados.

        São Pedro e São Paulo, roguem por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário